Nunca gostei de blogs. E lá venho ter que escrever um.
Semana passada, me deparo com um vídeo do Deschamps sobre condutas que todo programador júnior deveria ter. Eu não sou programador, e não sou júnior (exceto, talvez, como programador, mas aí eu nem sei em que categoria me enquadro), mas minha carreira tem me chamado mais e mais para o lado da automação, então cá venho eu.
Um das dicas era: mantenha um blog. Conte sua jornada. Pois bem: é isso.
Não tenho como contar minha jornada toda aqui, nem teria paciência, mas vou contar esse pedacinho da jornada: o que envolve minha transição — talvez em definitivo — para o desenvolvimento de software.
Não é que eu não ame minha outra profissão, a jurídica; muito pelo contrário. Porém, meus motivos ainda não podem ser revelados. Em vez disso, fica a direção da jornada: vou pegar minhas automações, hoje feitas em VBA (num nível consideravelmente avançado, que consome web services de terceiros e manipula diversos outros softwares), e refatorar em outra linguagem.
Primeiro, havia pensado em C#, por causa da facilidade para integrar com o Excel (isso é essencial para esse produto, pois essas automações sempre partem de relatórios de Excel e retornam a eles). Porém, a persistência de dados de minhas automações atualmente é toda feita em planilhas de Excel ocultas, e preciso urgentemente colocá-las online, para facilitar a manutenção; por isso, estou fazendo uns CRUDs em PHP, usando o CakePHP 4.x.
Depois de apanhar um pouquinho para fazer coisas básicas, consegui fazer o CRUD (o banco de dados, em MariaDB, já estava pronto). Mas sinto que falta uma sistematização desse conhecimento.
Nesse meio tempo, terminei o curso de C# e, dada a carência acima, comecei um curso de CakePHP na Udemy — com um infeliz de um indiano falando um inglês TÃO carregado que é difícil entender boa parte do que ele fala, mesmo depois de acostumar com o sotaque. Mas o curso sistematiza o conhecimento com o qual eu estava me batendo, e isso é bom. Já fez uma diferença boa, e estou em 10% do curso.
Senta a pua!